O VALOR DA IMPRENSA PARA AS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS

20 de dezembro de 2019 • Prêmios

Por: Grace Rubinstein (*)

“O valor da imprensa livre, da informação qualificada para a afirmação da liberdade que caracteriza os regimes democráticos” foi destacado pelo presidente da Abecip, Gilberto Duarte de Abreu Filho, na cerimônia de entrega do 16.º Prêmio Abecip de Jornalismo. No discurso de abertura do evento, o presidente da Abecip falou com otimismo sobre a retomada e das boas perspectivas do mercado imobiliário, num cenário de redução da inflação e dos juros e de avanço das reformas no Congresso.

 

 

 

 

Do encontro realizado dia 31/10 no Hotel Pullman, em São Paulo, participaram cerca de 200 pessoas, entre personalidades do mercado imobiliário, do mercado financeiro e da construção civil, que prestigiaram os profissionais de imprensa e o excelente trabalho que têm feito ao informar o leitor sobre a atividade imobiliária e seus avanços. Gilberto Duarte enfatizou o momento de “consagração do esforço permanente da imprensa para a construção e para o fortalecimento das instituições brasileiras”. Ao término de seu segundo mandato à frente da entidade, o presidente da Abecip afirmou: “Espero ter deixado para o futuro um alicerce ainda mais sólido para um mercado livre e competitivo”.

 

 

José Ramos Rocha Neto, VP da Abecip, Gilberto Duarte, Presidente da Abecip, Basílio Jafet, Presidente do Secovi São Paulo e César Azevedo, Secretário Municipal de Licenciamento

 

 

Uma saudação especial foi feita pelo secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flávio Amary, que ressaltou a longa história e a importância do Prêmio Abecip. Amary, ex-presidente do sindicato da habitação (Secovi-SP), destacou a relevância do setor imobiliário para o País.

 

A revolução em curso nas comunicações, com o peso crescente da internet e dos meios eletrônicos para a velocidade dos negócios, inclusive para a conclusão dos financiamentos imobiliários, foi assinalado pelo palestrante convidado, jornalista Pedro Dória, um dos mais conhecidos profissionais especializados em meios digitais, fundador da startup Meio e autor de vários.

 

 

José Aguiar, superintendente da Abecip, Álvaro Cagnoni e Tarsila Velloso, da Economisa, e Maria do Carmo Marcondes, do Bradesco

 

 

OS PREMIADOS

 

Treze reportagens de jornalistas de diversos Estados s foram premiadas em três categorias relacionadas ao mercado imobiliário e à construção civil: Segurança Jurídica dos Contratos Imobiliários, Fontes de Recursos para o Financiamento Imobiliário, Educação Financeira e Responsabilidade Social na Construção Civil.

 

 

 

 

OS VENCEDORES FORAM: 

 

Lucas Moraes e Edilson Vieira, do Jornal do Commercio de Pernambuco (Grande Prêmio)
Queila Ariadne Batista da Silva e Ludmila Pizarro, do Jornal O Tempo de Belo Horizonte
Ricardo Eneas Martho Droppa, Afonso Monaco, Cassia Mello, Paulo Geovanne, Rodrigo Nascimento Thiago Oliveira, Edson Nunes e Paulo Teramistu, da RecordTV
Talita Moreira, do Valor Econômico
Angelo Pavini, do Blog do Pavini
Daniel Barbosa Silva e Géssika Aline Lima da Costa, da Rádio Correio 1200 de Maceió
Hebert Lenin de Araújo, Maria Eduarda Camilo eEmerson Martiniano, da CBN João Pessoa
– Circe Alfredo Bonatelli Neto e Aline Bronzati, daAgência Estado
Tássia Kastner, da Folha de S. Paulo
Raphaela Ribas, de O Globo
Alice Cristiny Ferreira de Souza, do Diário de Pernambuco
Alice Cristiny Ferreira de Souza e Anamaria Nascimento, do Diário de Pernambuco (Menção Honrosa)
Rodrigo Gomes, representando o Jornal Extra (Veículo do Ano).

 

 

(*) Grace Rubinstein, jornalista, é gerente de Comunicação da Abecip.