A 17.ª edição atraiu 130 inscrições
Por: Laís Marques e Renan Liskai (*)
Em plena pandemia, a Abecip promoveu, em outubro, o 17° Prêmio Abecip de Jornalismo. Confirmou-se a expectativa: um significativo número de matérias tratou dos efeitos do covid-19 sobre a economia e sobre o mercado imobiliário. Foi possível, assim, não apenas fazer história – lembrando que os textos ajudarão a mostrar como o Brasil enfrentou a maior crise epidemiológica da sua história desde a febre amarela, do início do século 20 –, como revelar a força da imprensa livre em momento tão delicado da vida do País.
A 17.ª edição do Prêmio Abecip laureou 10 matérias produzidas por jornalistas de todo o País. Além disso, foi escolhido o Veículo do Ano, conferida uma Menção Honrosa e um Grande Prêmio. A votação foi conduzida por sete jurados, sendo quatro jornalistas especializados no mercado financeiro e três especialistas em economia e crédito imobiliário.
Foram recebidas 130 inscrições de matérias veiculadas em rádios, TV’s e internet, bem como publicadas em jornais e revistas em todas as regiões do País.
CONFIRA ABAIXO OS VENCEDORES:
- Bianca Precoppe Pinto Lima, João Paulo Machado e Vanessa Silvestre– GloboNews – “Mercado imobiliário contraria crise e aquece na pandemia”
- Cássia Almeida e Henrique Gomes Batista– O Globo – “Imóveis pós-pandemia, o novo nobre, espaço começa a valer mais que localização”
- Circe Bonatelli e André Vieira– Estadão Broadcast – “Evento fortuito e força maior não são razões para se rasgar contratos”
- Fernanda Guimarães– Estadão Broadcast – “Especial: Após baque com pandemia, setor imobiliário pode captar até R$ 15 bi na B3”
- Isabela Bolzani– Valor Econômico – “Febre das reformas em casa amplia faturamento do setor de construção
- Isabel Filgueiras– Valor Investe – “Como o Brasil bateu todos os recordes de captação de poupança no meio da crise?”
- Lucas Moraes– Jornal do Commercio – “Na habitação, o que já era ruim ficou pior”
- Sharon Jeanine Abdalla– Gazeta do Povo – “Juros baixos e crédito impulsionam intenção de compra de imóvel, que volta a patamar pré pandemia”
- Sergio Tauhata– Valor Econômico – “Queda de juros pode triplicar acesso ao crédito imobiliário”
- Talita Moreira– Valor Econômico – “Crédito imobiliário surpreende com ritmo superior ao pré-crise”
- Grande Prêmio: Queila Ariadne e Flávio Tavares– Jornal O TEMPO – “Depois daquela chuva: Tragédia escancara problema do déficit habitacional do país”
- Menção Honrosa: Raphaela Ribas– O Globo – “Vida após a morte o calvário dos papéis”
- Veículo do ano:Broadcast da Agência Estado
(*) Laís Marques e Renan Liskai são jornalistas da área de comunicação da Abecip